Programa de Saúde

Saúde conectada no território.

A conectividade significativa salva vidas. O Programa de Saúde da Rede Conexão Povos da Floresta atua para ampliar o acesso à atenção básica e especializada em comunidades indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhas, integrando tecnologia, formação e políticas públicas.

A partir da expansão do aplicativo Conexão Saúde, a Rede fortalece a telessaúde como instrumento de cuidado contínuo nos territórios, reduzindo deslocamentos longos e custos elevados para as famílias.

usos do app Conexão Saúde

(inclui teleconsultas, telelaudos e aferição de sinais vitais)

comunidades conectadas ao Conexão Saúde

usuários cadastrados no Conexão Saúde

Dados consolidados até 31/12/2025.

O que fazemos

  • Implantação de sistema de telessaúde conectado às comunidades;
  • Criação de linhas de cuidado adaptadas às realidades territoriais;
  • Formação de agentes comunitários de saúde;
  • Integração com o Sistema Único de Saúde (SUS), Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), secretarias municipais e Ministério da Saúde;
  • Educação em saúde e prevenção.

A conectividade permite que as comunidades resolvam demandas básicas no próprio território, fortalecendo o direito à permanência com dignidade.

Saiba mais sobre o Programa de Saúde no vídeo

“A nossa dificuldade aqui é a distância até o posto de atendimento. Muitas vezes a gente chega lá e o médico não vem. Quando vem, está sempre muito cheio, com poucas vagas.

Para nós, a telemedicina foi muito boa. Hoje fui consultado daqui da minha casa, estou sendo bem assistido e não tenho do que me queixar. Para mim, a telemedicina trouxe muita facilidade, e não só para mim, mas para todos que estão procurando esse atendimento para melhorar a saúde.”

Luiz França

Comunidade Guajará-Miri - Acará (PA)