Quem somos: a Rede Conexão Povos da Floresta
A Rede Conexão Povos da Floresta é uma iniciativa conjunta que atua para conectar em rede, através de internet banda larga, as comunidades de povos da floresta em territórios protegidos do Brasil. Nosso trabalho começa pela Amazônia, mas nasce com o propósito de chegar a todos os territórios onde existe isolamento digital e onde a conectividade pode fortalecer vidas e garantir direitos. A ideia é aliar conectividade e energia a programas de inclusão, segurança e empoderamento nas comunidades beneficiadas.
O projeto é liderado pelas organizações de base representativas dos povos da floresta Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), e é construído de forma colaborativa com mais de 50 organizações da sociedade civil, instituições e empresas.
Missão
Conectar em rede de forma rápida, segura e consciente as comunidades dos povos da floresta* no Brasil.
*Os povos da floresta incluem as comunidades indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhas em todos os biomas e seus ecossistemas, incluindo florestas, campos e águas.
Objetivo
Até o final da década, viabilizar a inclusão digital e o acesso a políticas públicas para os povos da floresta, por meio da conectividade significativa em rede e de ações para a educação, saúde, empreendedorismo, proteção territorial, cultura e energia, alcançando 1 milhão de pessoas em 9 mil comunidades na Amazônia, e ampliando para outras regiões em isolamento digital.
Assista ao nosso vídeo institucional
Entenda como a Rede Conexão Povos da Floresta funciona na prática.
Quem faz a Rede
A Rede Conexão Povos da Floresta é construída de forma colaborativa por dezenas de organizações comprometidas com o fortalecimento dos povos da floresta e com a proteção dos territórios que sustentam o clima, a biodiversidade e o futuro do país.
Hoje, mais de 50 organizações compõem a Rede, atuando em diferentes frentes: infraestrutura, tecnologia, inclusão digital, educação, saúde, cultura, proteção territorial, energia e pesquisa.
Coordenação Institucional
Suporte Institucional
Instituto Conexão Povos da Floresta
Membros da Rede Conexão Povos da Floresta
Financiadores e Apoiadores
Contribuições de pessoas físicas: Brás Moreau, Daniel e Ana Paula Goldberg, David McCarthy e Natasha Salmon (Paragon), Fersen e Paloma Lambranho e Luciano Huck
*Recursos do Fundo JBS e Santander destinados para a fase piloto, junto com contribuições de Luciano Huck, Sandra e Daniel Goldberg
A Rede Conexão Povos da Floresta também conta com Acordos de Cooperação Técnica com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e apoia o Ministério de Minas e Energia (MME) em ações do programa Luz para Todos na Amazônia.
Secretaria Executiva

Juliana Dib Rezende
Instituto Conexão Povos da Floresta
Conselho Deliberativo

Joaquim Belo
Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS)

José Carlos Galiza
Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ)

Toya Manchineri
Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB)

Tasso Azevedo
Presidente do Conselho Deliberativo da Rede Conexão Povos da Floresta

Ademar Cruz
Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

Alex Piaz
Instituto Socioambiental (ISA)

Aline Galvão
Instituto ReUrbi

Débora Passos
Instituto Arapyaú

Décio Yokota
Instituto Iepé

Júlia Ribeiro
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon)

Rafael Figueroa
Portal Telemedicina

Vinicius Oliveira
Instituto Energia e Meio Ambiente (IEMA)
















































































