Programa de Energia
Energia como direito e autonomia.
A conectividade significativa depende de energia segura, estável e reconhecida como direito. O Programa de Energia da Rede Conexão Povos da Floresta atua para garantir que os sistemas instalados nos territórios estejam integrados às políticas públicas de universalização da energia, assegurando sustentabilidade técnica, regulatória e financeira às comunidades.
Mais do que instalar kits de energia solar, o GT trabalha para inserir a solução energética da Rede Conexão dentro do arcabouço institucional brasileiro, fortalecendo o diálogo com o Programa Luz para Todos e com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de articular prioridades junto às concessionárias responsáveis pelo atendimento nos territórios.
kits de energia ativos
comunitários participantes no piloto da Formação de Agentes Comunitários de Energia
Dados consolidados até 31/12/2025.
O que fazemos
-
Incidência regulatória e institucional;
-
Formação de Agentes Comunitários de Energia;
-
Gestão comunitária dos sistemas;
-
Articulação com políticas públicas de universalização.
Energia comunitária é soberania tecnológica e condição para o desenvolvimento sustentável nos territórios.
Confira como foi o piloto da Formação de Agentes Comunitários de Energia
Uma das principais ações do Programa de Energia é o fortalecimento da autonomia das próprias comunidades como gestoras de seus sistemas de energia. Entre os dias 1º e 5 de dezembro de 2025, comunitários indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhos do Baixo Tapajós participaram da etapa presencial da 1ª Formação de Agentes Comunitários de Energia, realizada na Resex Tapajós-Arapiuns (PA). A iniciativa foi realizada em parceria com os membros da Rede Projeto Saúde e Alegria, Instituto Energia e Meio Ambiente.
